A Praia do Forte é o destino dos sonhos para quem procura tranquilidade, diversão e belíssimas paisagens, além do contato com a cordialidade espontânea dos nativos, suas danças, costumes e artesanato. 

Conhecida pela sua consciência de preservação do meio ambiente, é um lugar privilegiado onde a natureza proporciona um espetáculo de lindas praias, piscinas naturais rasas de águas cristalinas, rios, lagoas, coqueirais, Reservas de Mata Atlântica e muito mais. É o paraíso! Contendo assim muitos passeios e atrações para você e sua família. Como o Projeto Tamar, as Piscinas Naturais, a Vila de Pescadores, a Lagoa e Ilha do Timeantube, o Instituto Baleia Jubarte, a Reserva da Sapiranga, o Castelo Garcia D'ávila e muitas outras atrações.  

Somado a isso Praia do Forte possui a charmosa Vila de Pescadores que abriga hotéis e pousadas, uma variedade de restaurantes com o melhor da gastronomia, bares, lojas com o que há de mais moderno de vestiário e pedras semi-preciosas do Brasil, além das tradicionais lojas de artesanato. Há opções de lazer e entretenimento para todas as idades, formando uma completa infra-estrutura com muita segurança, satisfação, tranquilidade e alegria para os visitantes.
Instituto Baleia Jubarte

Anualmente cerca de vinte mil baleias migram para a costa brasileira, dando a possibilidade de fazer o turismo de observação de baleias (whalewatching). A experiência de ver esse animal de 16m, totalmente dócil, curioso e com comportamentos acrobáticos em seu habitat natural é realmente inesquecível. 

O Instituto Baleia Jubarte Também possui o único centro interpretativo do Brasil, dedicado especialmente às grandes baleias Jubartes e ao seu ambiente. Nele, o visitante vai conhecer esses animais magníficos, através de uma caminhada educativa, encontrando entre os jardins um esqueleto completo de baleia-jubarte, várias réplicas em tamanho natural de baleias exibindo comportamentos distintos, placas interpretativas e um anfiteatro com computadores interativos, miniaturas das espécies de baleias brasileiras e projeção contínua de vídeos.

A causa é nobre: sensibilizar a população, por meio da avistagem das baleias em alto mar e centro interpretativo, para a importância da conservação da espécie.



Projeto Tamar


Criado em 1980, o  Projeto Tamar é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha, servindo de modelo para até para outros países.

Tanques com tartarugas e diversos animais encantam os turistas, que podem ver e interagir com os mesmos. O Centro de Visitantes está equipado com tanques, aquários, painéis informativos, réplicas de tartaruga marinha em tamanho real; espaços para exposições, palestras e exibição de vídeos; restaurante, bar e loja para venda de produtos da marca Tamar e do artesanato local.

E se você der sorte, na temporada de desova (Setembro a Março), você pode ver a soltura de tartaruguinhas filhotes no mar feita também pelo Projeto Tamar.

Vila dos Pescadores

A Vila de Pescadores é um dos mais sedutores locais do Brasil, onde as tradições dos nativos convivem em harmonia com o requinte das lojas e restaurantes. Uma antiga aldeia de pescadores que ainda preserva seu encanto e simplicidade. Faz parte da História do Brasil, porque aqui desembarcaram os portugueses, nos idos de 1500, estabelecendo os primeiros contatos com os índios, raízes do povo brasileiro.

Nas ruas da Vila é aonde você encontra todos os tipos de serviços necessários. Como restaurantes das mais variadas gastronomias, bares, cafés, pousadas, mercados, correio, farmácia, caixa eletrônico, agências de turismo, aluguel de carro, artesanato local, lojas requintadas, além de um curiosíssimo serviço de táxi.









Castelo Garcia D'ávila

Localizado no alto da colina de Tatuapara, o Parque Cultural Garcia D'Ávila abriga as ruínas na fortificação erguida, além de salas de exposição, capela e restaurante. O castelo é uma das grandiosas construções de sua época.

"Tatuapara" era o nome dado pelos índios tupi-guarani para a região onde se encontra hoje a Praia do Forte. Foi na Colina de Tatuapara que em 1551, Garcia D'Ávila, almoxarife real da Coroa Portuguesa, construiu sua majestosa casa com características de fortificação feudal, sendo a única construção com aspecto de castelo da América e a fazenda mais antiga do Brasil.

A edificação do século XVI é conhecida como Casa da Torre ou Castelo Garcia D'Ávila, cuja existência acrescentou o adjetivo de "Forte" à praia onde está situada.

O Castelo Garcia D'Ávila servia para proteger o litoral contra a presença de piratas e invasores. Hoje restaurado, ele volta a brilhar e fascinar os visitantes.

Reserva de Sapiranga

A belíssima reserva da Sapiranga é uma área protegida de 600 hectares de Mata Atlântica. 

Os passeios pela reserva podem ser feitos de várias maneiras como: banho de rio, caminhada, caiaque, bicicleta, cavalo e para os que preferem mais aventura, a melhor opção é o quadriciclo. 

A reserva da Sapiranga leva os turistas que gostam do contato com a natureza, a percorrer por verdadeiros túneis sob as árvores, e ver uma variedade de orquídeas, bromélias selvagens, pássaros, macaquinhos, borboletas e, não raro, um quati, uma preguiça ou um tatu-bola.

Piscinas Naturais

Com a maré baixa, no meio dos arrecifes, formam-se enormes piscinas naturais de águas transparentes com temperatura amena, onde um tomar um banho é irresistível. E um mergulho (snorkel) também é maravilhoso. Mergulhar nesta área é como se sentir dentro de um aquário, devido à diversidade e quantidade de peixes, moluscos, crustáceos, plantas e corais ali existentes.

Lagoa e Ilha do Timeantube

Formada pela barragem das águas do Rio Timeantube, a lagoa é uma enorme reserva de pássaros. Em sua área, cerca de 300 espécies diferentes de pássaros já foram catalogadas. Aqui há duas opções de passeios: ou se exercitar em remadas com caiaques, ou passear num barco a motor para apreciar toda a beleza e tranquilidade da lagoa e de seus pássaros.