19/06

Turismo de observação de baleias na Praia do Forte

Bióloga Márcia Engel

Inverno no Hemisfério Sul. A temperatura mais amena na região nordeste coincide com a chegada de ilustres visitantes, a maioria nascida nas águas calmas e mornas da Bahia. Estamos falando das baleias-jubarte, que entre os meses de julho e outubro nos brindam com sua presença na Praia do Forte. Estes dóceis gigantes que alcançam 16 metros de comprimento e 40 toneladas, migram da Antártida para cá para acasalar e dar à luz a um filhotinho que, a exemplo dos pais, já nasce com cerca de 4 metros de comprimento e 1,5 tonelada.

Imagem: Instituto Baleia Jubarte | Praia do Forte BA Brasil

Imágem: Instituto Baleia Jubarte

As baleias-jubarte baianas promovem nesta época um espetáculo único, que pode ser observado a bordo de embarcações credenciadas, especialmente preparadas para esta ocasião. O turismo de observação de baleias permite a turistas de todas as idades acompanharem de perto os comportamentos e as acrobacias destes gigantes. Na Praia do Forte é possível observar com segurança a bordo de escunas e lanchas apropriadas desde a tranquilidade das fêmeas com seus filhotes recém nascidos descansando entre as ondas até os saltos poderosos dos machos,  projetando suas 40 toneladas acima da superfície durante a disputa pelas fêmeas. A baleia-jubarte também é conhecida como baleia-cantora, pois os machos emitem verdadeiras canções para atrair parceiras e delimitar seu território.

O Projeto Baleia Jubarte, parceiro da Pousada Tatuapara, trabalha há 30 anos com a pesquisa e conservação destes mamíferos. Além das diversas atividades de pesquisa, educação ambiental e resgate de baleias-jubarte encalhadas nas praias o Projeto monitora o turismo de observação de baleias e acompanha os passeios com a presença de profissionais capacitados embarcados, que fornecem informações sobre os hábitos, comportamentos e a biologia destes animais.

Venha desfrutar desta oportunidade de praticar ecoturismo marinho, em um dos destinos mais fantásticos do litoral brasileiro. Faça como as baleias baianas, venha para a Praia do Forte entre julho e outubro.  A Pousada Tatuapara espera por você.